sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

A casa

Eu sempre tive o habito de olhar para as coisas e imaginar qual a sua história, não sei ao certo quando isso começou, mas sempre que vejo uma casa fico pensando, quem a construiu? Resultado de imagem para casa de roça desenho Quanto tempo ela está ali? Quantas pessoas já moraram nela? Quantas histórias ela tem? … Isso acontece com tudo, talvez seja um defeito, talvez uma qualidade ou loucura… RS. Quando eu era criança, lembro-me de estudar em uma escola que ficava no interior, era uma área bem rural, a escola parecia uma casa com varias salas e muitas arvores, lembro-me que ao caminho da escola havia uma pequena casa com muitas arvores ao redor, não tinha nenhuma outra casa próxima, apenas um bar que também era mercearia e ficava a uns quilômetros da quela pequena casa, eu sempre que passava enfrente a quela casa, ficava pensando quem mora lá? E nesse trajeto de ir e vir da escola, nunca havia visto os moradores da quela casa, com o tempo o mato cresceu ao redor e quase não dava para ver a casa, o tempo passou, eu cresci e na adolescência voltei a passar pela casa novamente, porem agora ela estava totalmente abandonada, algumas pessoas falavam que a casa era assombrada, colocando medo nas crianças para que não entrasse na quela casa, a casa estava se deteriorando, o mato tomara conta do quintal, já não havia portas nem janelas, o telhado havia caído. Novamente o tempo passou, eu me casei e me mudei para outro estado, meu sogro sempre apaixonados pela natureza, decidiu comprar uma casa na qual parecia uma pequena chácara, disseram-me que precisava de uma reforma, pois, a propriedade estava abandonada a muitos anos. Meu marido decidiu visitar os pais dele, e fomos ver onde era a casa que eles haviam comprado e para a minha surpresa era aquela pequena casa a qual eu sempre olhava quando ia para a escola e me perguntava qual a história dessa casa?
A casa estava muito deteriorada então foi preciso uma reforma total, quase que se fez outra casa, minha sogra escolheu os pisos, os revestimentos, e todos os detalhes da casa, e por fim lá estava ela, reformada e pronta para uma nova história a qual agora eu faço parte, tivemos muitos momentos bons, a família se reunia e passávamos todo o fim de ano nela, que agora já não é mas pequena, algumas crianças nasceram e um balanço foi colocado em um enorme pé de azeitona que havia no quintal, as crianças cresceram e outras nasceram, muitos momentos bons e então a tristeza chegou, meu sogro adoeceu e novamente estávamos todos juntos na quela casa, alguns dormindo no quarto, outros na sala e até na cozinha. Meu sogro se foi… A tristeza tomou conta e aquela casa já não era feliz, o tempo passou, as árvores foram cortadas e muitas casas foram construídas próximas, então outra reforma foi feita, agora ela tem um lindo quarto rosa, novos pisos e um ar de modernidade porem com um toque de interior ainda preservando sua história, tem crianças correndo no quintal, e a família voltou a se reunir nela, e apesar da dor da saudade, nos apegamos aos momentos bons.
Eu nunca imaginei que um dia eu estaria escrevendo a minha história naquela pequena casa que hoje já não é pequena, a qual eu passava ao ir para a escola. O mundo gira e nos prega peça que nunca poderíamos imaginar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário